Apresentação do Projecto

 

O SIEP é um Sistema Informático para apoio ao Estudo Prosopográfico, o qual surge, em 2003, com o intuito de criar um sistema baseado em computador para suporte ao projecto Fasti Ecclesiae Portugaliae. Destina-se, portanto, ao tratamento de dados históricos. Nesse contexto, pretende-se uma aplicação distribuida (suportada na Web) que permita recolher os dados na fonte, armazená-los em base de dados, quer no seu estado original quer após normalização, e juntá-los de modo a reunir as fichas prosopográficas de cada clérigo, para posterior exploração com ferramentas analíticas.

O projecto Fasti Ecclesiae Portugaliae tem como objectivo a realização e disponibilização à comunidade científica  de uma Base de Dados Prosopográfica Normalizada que permita o estudo do clero catedralício português na Idade Média (no imediato, apenas entre 1071 e 1325).

Pretende-se, para tal, obter um repertório prosopográfico o mais exaustivo possível de todos os bispos, dignidades, cónegos e porcionários que entre aquelas duas datas tenham estado ao serviço das nove catedrais então existentes no território nacional: Braga, Porto, Lamego, Coimbra, Viseu, Guarda, Lisboa, Évora e Silves.

Sedeado na Universidade Católica Portuguesa e tendo como Investigadora Principal a Profª Doutora Ana Maria Jorge, o projecto Fasti Ecclesiae Portugaliae reúne uma equipa de mais treze Investigadores e quatro Bolseiros de Investigação, pertencentes a diversas instituições universitárias do país. É financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, teve o seu início em Junho de 2002 e deverá decorrer até final do mesmo mês do ano de 2005.