Uma Ontologia CIDOC-CRM para o Museu Virtual da Emigração

Neste trabalho nós descrevemos o uso do padrão internacional para ontologias museológicas, CIDOC-CRM, para construir uma ontologia concreta para o ME, um museu virtual para o fenômeno da emigração.

Embora o repositório digital de documentos seja uma base de dados relacional convencional, modelos de dados mais abstratos devem ser usados para habilitar a navegação conceitual sobre as informações para ajudar os usuários finais (visitantes do museu) a extrair conhecimento da navegação (visita). Desta forma, nós enfatizaremos o desenvolvimento de um formato compatível reduzido do CRM para descrever os objetos do nosso espólio (pessoas que emigraram em algum momento para algum outro país) e as relações entre eles que melhor expressam os movimentos de emigração. Nós também discutimos a escolha do RDF para expor as triplas da ontologia através do servidor Apache Jena Fuseki, um end-point SPARQL acessível por HTTP e um motor (Jena ARQ) para consultar os dados RDF.

Por fim, foi possível transformar essas informações em RDF e aplicar consultas SPARQL, retornando os resultados desejados.

É possível, no menu à esquerda, acessar os códigos das consultas realizadas em SPARQL para esse estudo, bem como seus respectivos resultados e alguns screenshots do sistema e esquemas realizados neste trabalho.