O Museu da Emigração e das Comunidades, abreviadamente MEC, situado na Casa da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, é um núcleo museológico que preserva as memórias dos emigrantes portugueses. O museu dá a conhecer o fenómeno da emigração, em particular, aquela que teve como destino o Brasil no final do seculo XIX e primeiras décadas do século XX, assim como a emigração registada para os países europeus a meio do século XX.

O objectivo deste museu passa por dar uma ideia do Portugal do qual se partia na busca de melhores condições de vida e dos mundos para os quais se partia e depois se retornava (ou não) e ajudar a compreender a identidade de uma região, historicamente marcada pelo fenómeno da emigração. Fafe tem ainda hoje bem visíveis as marcas do retorno dos emigrantes que partiram para o Brasil e que, no regresso a Portugal, edificaram casas, jardins, hospitais, asilos, escolas, teatros e indústrias.

Este projecto caracteriza-se essencialmente por estar em constante construção. Existe um trabalho permanente de recolha, preservação, investigação e divulgação de espólio material. Há também uma recolha de material que regista relatos de vida de emigrantes com percursos e vivências em contexto de emigração, principalmente do período dos anos 50, 60 e 70 do século XX.Desta forma, o MEC colabora com investigadores e familiares de emigrantes, que procuram respostas sobre os fenómenos mais recentes da emigração.

Hoje em dia os museus, como é o caso deste, tem o seu espólio armazenado em repositórios digitais facilitando a exploração da informação neles contida. Deste modo, e com a evolução das novas tecnologias e o acesso à internet cada vez mais facilitado, faz sentido a existência de um museu virtual, de modo a ser possível a qualquer um visitar o espólio do museu sem sair de casa de uma forma dinâmica, confortável e simples.