Classe 950.20.001 - Processamento de petições, reclamações e sugestões

Código

950.20.001

Título

Processamento de petições, reclamações e sugestões

Descrição

Tratamento de petições, reclamações e sugestões relativas ao funcionamento dos serviços, ou sobre as áreas de atuação da organização.

Inicia com a receção da reclamação ou sugestão e termina com resposta ao interessado.

Inclui análise da situação exposta e articulação com os responsáveis do serviço, envio ao organismo de tutela do serviço, reencaminhamento das reclamações para as entidades reguladoras e fiscalizadoras competentes (quando devido).

Notas de Aplicação

Aplica-se às reclamações em Livro Amarelo.

Aplica-se, ainda, às reclamações em Livro Vermelho.

Notas de Exclusão

As reclamações, protestos e contraprotestos relacionadas com os atos eleitorais devem ser consideradas em 950.10.602 - Apuramento geral dos resultados.

As reclamações efetuadas no âmbito de procedimentos concursais e em fase de audiência de interessados devem ser considerados no respetivo processo.

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Informação do Processo

Geral

Tipo:

PC (Processo passível de ocorrer em qualquer entidade pública).

Uniformização do processo?
Sim
Dimensão qualitativa:

Elevada

Processo transversal?

Sim

Conservação Administrativa

Prazo:
5 anos.

Forma de contagem:
Data de encerramento do processo

Justificação:
Conjugação dos critérios: - Legal Prazo prescricional do procedimento contraordenacional DL 433/82, art. 27º: Decreto-Lei n.º 156/2005, art. 3, alínea d) : Manter, por um período mínimo de três anos, um arquivo organizado dos livros de reclamações que tenha encerrado. - Utilidade administrativa Prazo decorrente da necessidade de consulta para apuramento da responsabilidade em sede de PN 500.10.301 - Realização de fiscalização

Destino Final

Conservação:
Eliminação.

Justificação:
Conjugação dos critérios: - Legal Prazo prescricional do procedimento contraordenacional DL 433/82, art. 27º: Decreto-Lei n.º 156/2005, art. 3, alínea d) : Manter, por um período mínimo de três anos, um arquivo organizado dos livros de reclamações que tenha encerrado. - Utilidade administrativa Prazo decorrente da necessidade de consulta para apuramento da responsabilidade em sede de PN 500.10.301 - Realização de fiscalização


Entidades

Participantes no processo
Participante
Tipo de intervenção
AP (Administração Pública)
Comunicar

Processos Relacionados com Processamento de petições, reclamações e sugestões (950.20.001)

Processo
Código
Tipo de relação
Avaliação de atividades
150.20.300
Síntese (sintetizado)
Recolha e tratamento de dados estatísticos de apoio à gestão
150.40.500
Sucessão (sucessor)
Contratação de fornecimento de serviços públicos essenciais
300.10.002
Cruzada
Registo de documentos e informação
300.30.008
Síntese (sintetizado)
Realização de inspeção
500.10.300
Cruzada
Realização de fiscalização
500.10.301
Suplementar
Ação disciplinar
500.20
Suplementar